A funcionar na antiga escola primária da aldeia da Pena desde 1992, o Centro Ambiental da Pena resultou de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.
Inserido numa paisagem com características ambientais únicas, em plena beira serra, o Centro Ambiental da Pena foi criado com o objectivo de responder às necessidades locais em termos de educação ambiental, desenvolvimento integrado, promoção e valorização do património cultural e ambiental do Concelho de Loulé, tendo como principais vectores de actuação a educação ambiental e a dinamização sócio - cultural local.
Recursos
São vários os espaços e valências que compõem o Centro Ambiental da Pena e que fazem dele um espaço privilegiado:
Espaço Exterior, que possibilita a dinamização de actividades de exploração da natureza, através de um jardim pedagógico, lago, horta biológica e compostagem.
Laboratório / Oficinas, onde se podem realizar actividades experimentais, tais como reciclagem de papel, reutilização de materiais, observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos.
Biblioteca, sendo as principais temáticas a educação ambiental, ecologia, conservação da natureza e património cultural da região.
Mediateca, com material de projecção de slides, transparências, vídeos e projector de vídeos, software educativo, computador e projector datashow.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Centro Ambiental da Pena, como espaço vocacionado para a educação ambiental, dinamiza, mediante marcação prévia, actividades com escolas ou grupos organizados. Estas actividades podem abordar diferentes temas que devem ser previamente escolhidos pelos professores / educadores e podem ter a duração de uma manhã/tarde ou dia.
As diferentes temáticas ambientais podem ser abordadas recorrendo a sessões (in)formativas e pedagógicas, debates, exposições, percursos pedestres, entre outras actividades de carácter ambiental.
Percursos Pedestres
Percurso à Aldeia da Pena
Complementarmente às actividades no Centro, pode ainda ser realizado um percurso à aldeia da Pena, onde os alunos podem observar as edificações locais e algumas infrastruturas tipicamente rurais como lavadouros, noras, poços, entre outros.
Percursos nos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola
Podem ainda ser efectuados percursos pedestres guiados nos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, durante os quais se podem observar diferentes espécies de fauna e flora local e ficar a conhecer melhor estas duas áreas naturais.
O Centro Vai à Escola
O Centro Ambiental da Pena possibilita a dinamização de acções de sensibilização nas escolas do Concelho de Loulé. Estas acções deverão ser combinadas previamente com os técnicos do centro.
DINAMIZAÇÃO SÓCIO - CULTURAL LOCAL
Outro dos objectivos do Centro Ambiental da Pena é o envolvimento da população da aldeia da Pena neste projecto. Para tal, são desenvolvidas várias iniciativas que permitem promover o convívio e o intercâmbio entre a população local e o Centro Ambiental.
Informações
Morada: Centro Ambiental da Pena
Antiga Escola Primária da Aldeia da Pena - Pena
Caixa Postal 508 / 8100 - 193 Salir
Tel.: 289 489 849
HORÁRIO: Manhã: 9:00 - 12:30 Tarde: 14:00 - 17:30
Morada: Câmara Municipal de Loulé
Divisão de Ambiente e Espaços Verdes
Praça da República 8100-951 Loulé
Telefone: 289 400 890
Fax: 289 400 912
Morada: Associação Almargem
Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Telefone: 289 412 959
Fax: 289 414 104
Como Chegar:
DE AUTOMÓVEL
Vindo de Alte:
Vindo pela estrada de Alte, continua em direcção a Salir. Ao entrar na aldeia da Pena, fica na escola primária; à esquerda.
Vindo de Salir:
Vindo por Salir, segue na direcção de Benafim e de Alte. Ao entrar na aldeia da Pena, fica na escola primária à direita.
DE AUTOCARRO
Existem autocarros de carreira pública de Loulé para Alte.