Localizado numa elevação destacada na paisagem, o Castelo de Salir desempenhou um papel importante na defesa do Algarve contra o avanço da conquista cristã como local estratégico para a defesa das cidades litorais, para além de proteger o núcleo rural aí implantado. Conquistado pelas tropas de D. Paio Peres Correia, em 1249, trata-se de uma edificação em taipa e em pedra, da qual ainda subsistem alguns vestígios, entre os quais quatro torres bem conservadas. As escavações arqueológicas aí conduzidas por Helena Catarino entre 1987 e 1998 revelaram alguns vestígios relacionados com a conquista deste local e com a organização da povoação localizada no interior do castelo.
No Pólo Museológico de Salir podem ver-se estruturas de habitações datadas do final da ocupação islâmica (séc. XII e XIII) e objetos recuperados durante os trabalhos arqueológicos, que deixam adivinhar o quotidiano da população que o habitou.
Ver no MapaA Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena situa-se na Freguesias de Salir e Benafim, ocupando uma área de 637h na transição entre o Barrocal e a Serra algarvia. A altitude máxima é de 479m.
Ao longo dos anos, a rocha calcária tem sofrido uma lenta erosão química que originou a formação de fendas e grutas. A fauna e a flora são muito variadas, existindo mais de 500 espécies vegetais.
Nesta Paisagem Protegida Local existem cerca de 30 endemismos, dos quais é importante salientar o Narcissus calcicola, que é endémica de Portugal, e Bellevalia hackelli que é endémica do Barrocal Algarvio. Existem também 122 espécies de aves nesta área protegida, das quais se destaca a Águia de Bonelli, o Bufo Real e a Águia de Asa Redonda.
A nível de património histórico e construído ainda é possível ver um dos dois amuralhamentos que remontam à Idade do Ferro e serviam para defender os habitantes na zona onde se refugiavam no planalto. Existe também uma chaminé datada de 1827 e uma porta em arcada, ambas localizadas na Aldeia da Penina.
Salir tem uma riqueza patrimonial Infindável.
Click Aqui para descobrir todas as fontes existentes na Freguesia de Salir e sua localização.
Cada fonte, uma história.
Pode também aceder ao mapa das fontes no separador "Freguesia - Percursos de Salir"
Ver no Mapa