Sendo uma freguesia tipicamente portuguesa não é de estranhar que Salir dê muito valor às suas tradições. Uma prova disso são as suas festas e romarias que demonstram o quão importante é para a população de Salir a preservação da sua cultura. Exemplos disso são a Festa de São Luís que é celebrada no terceiro Domingo de Fevereiro e a Festa da Nossa Senhora do Pé da Cruz que é celebrada no segundo ou no terceiro Domingo de Agosto.
Contudo, de todas as festas deve-se dar um especial destaque à Festa da Espiga que é festejada na Quinta-Feira da Ascensão (em Maio, 40 dias após a Pascoa). Esta é a festa mais importante a nível das manifestações tradicionais da freguesia de Salir, uma vez que encerra aspetos verdadeiramente ancestrais que estão relacionados com as raízes culturais das suas gentes. O cortejo alegórico, único no país, funciona como atrativo turístico a par com uma mostra/feira do mais genuíno artesanato.
Na freguesia de Salir, a par com as festas e as romarias, também são realizadas diversas feiras ao longo do ano, nomeadamente, a 25 de Janeiro, a 4 de Maio e a 14 e 15 de Setembro.